MHAM - Museu de História e Artes de Morretes


Helmosa Salomão Richter

(Página em construção!)

ATIVIDADES LIGADAS AO FOLCLORE NO MUNICÍPIO

       Em setembro de 1978 apresentou o Fandango na Rede Globo de Televisão, que foi o vencedor no Concurso daquela TV, como o mais autêntico por preservar na coreografia e nas notas musicais, características da Idade Média, ganhando como prêmio o grupo, uma viagem ao Rio de Janeiro.
       Em 10 de agosto de 1981, apresentou o Fandango no Rio de Janeiro, nos Salões do antigo Palácio do Catete, ganhando novamente o 1º lugar, dentre outras apresentações folclóricas. Concurso este promovido pelo Selo Nacional de Brasília, que estamou no Selo do ano seguinte, o nosso Fandango, com o tema "Danças Folclóricas", na oportunidade era Presidente do País, o General Erasto Geisel.
       Em 1983, levou o Fandango até o Clube Pinheiros, na 32ª Convenção Nacional do Lions Club do Brasil.
       Em 1984, 1985 e 1986, fez várias apresentações do Grupo de Fandango, em Curitiba,no Parque Barigui e em Londrina, na Feira de Animais, durante 3 dias.
       Participou do evento realizado na Ilha do Mel, por ocasião da restauração e tombamento daquele patrimônio.
       Em maio de 1987, a convite do Ministério de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, apresentou o Grupo de Fandango em Brasília, na Granja do Torto, residência de Campo do então Presidente da República José Sarney.
       Em agosto do mesmo ano, levou até a cidade de Santa Fé, Norte do Paraná.
       Em 1988, a convite da Rede Globo de Televisão, apresentou o grupo no Programa "Som Brasil", de Lima Duarte.
       Ainda em 1988, apresentou o grupo nos Salões da Sociedade D. Pedro II, no Evento do 8º Encontro Nacional de Bacharéis em Turismo.
       Participou do 7º Encontro Nacional de Ceramistas, do 6º Encontro Nacional de Ecoturismo, do 3º Encontro Nacional de Algemarim do Brasil, juntamente com o Grupo de Fandango.
       Em 21 de agosto de 1990, levou grupo ao Clube Pinheirão Campestre, por ocasião do III Encontro Nipo-Brasileiro de Educação, a convite da então Secretária de Educação. Professora Gilda Poli Rocha Loures.
       Em 31 de agosto de 1990, apresentou o Fandango em Ponta Grossa, na Praça Rio Branco, no encerramento do mês do Folclore.
       Em 12 de março de 1993, apresentou o Grupo no Engenho Santa Lúcia, quando do 1º Encontro dos Secretários de Educação do Brasil.
       Ela foi precursora em resgatar o Fandango, tão importante herança cultural, e através dele divulgou o nosso Município para o Brasil e até mesmo para o exterior, a exemplo do trabalho realizado junto a televisão Francesa e Japonesa.
       Em quase todos os eventos, serviu o nosso prato típico, o saboroso barreado.

ATIVIDADES LIGADAS AO DESENVOLVIMENTO DA ARTE

       Foi Coordenadora do Programa de Desenvolvimento Integrado da Arte na Educação, neste Município, de 1981-1989, atendendo os Municípios de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba.
       O Projeto PRODIARTE foi implantado em todas as Escolas urbanas e rurais desses Municípios, inclusive no Colégio Estadual Rocha Pombo. Foram levados artesãos natos das zonas rurais, despetando grande interesse dos mesmos, que jamais imaginavam que poderiam comercializar o Artesanto de suas famílias.
       Aquele artesão simples, humilde sentiu-se valorizado, pois passou a ser o Mestre em nossas escolas, com remuneração paga pelo Governo do Estado. Foram dados cursos de macramê, cerâmica, cestaria, peneira, abrolhos, esteira, entalhe em madeira, pintura em gesso, rede, culinária e aulas de fandango.
       Foi Secretária Municipal da Cultura, nos anos de 1993 a 1994. Em 1995 foi nomeada Diretora da Fundação Cultural do Município permanecendo no cargo até o dia 9 de junho de 1996.
       Historiadora e pesquisadora da história de Morretes, atendia a todos que a provuravam em sua casa, dentre eles professores, alunos universitários e pesquisadores, sem ônus algum, pois tinha grande amor pela terra que a adotou.
       Em 1º de outubro de 1996 recebeu o Título Cidadã Honorária de Morretes, pelos relevantes serviços prestados a este Município.
       No ano de 2001o Grupo de Fandango de Morretes, foi denominado de "GRUPO DE FANDANGO PROFESSORA HELMOSA".
       Em 30 de abril de 2005 o Salão Nobre da Escola Municipal Miguel Schleder, recebeu seu nome numa linda homenagem feita pela Secretaria de Educação.
       Faleceu em 5 de abril de 1999.

 

MHAM - Museu de História e Artes de Morretes
Contato